Imagine ter conta em um banco por 10 anos. Ao manter uma vida financeira organizada, você constrói um relacionamento sólido e aproveita melhores condições.
Essa situação parece ótima. Porém, ela pode mudar caso você queira trocar de banco.
- O processo de migração pode exigir documentação adicional.
- A relação construída com o banco anterior não é perdida imediatamente.
O que é o Open Banking? Quais são as vantagens para os empreendedores? Como será implementado? No post a seguir, você ficará por dentro de todos os detalhes.
O que é o Open Banking?
Open Banking é um modelo criado pelo Banco Central que permite a você compartilhar seus dados financeiros entre bancos e fintechs, sempre com a sua autorização. Assim, ao mudar de instituição, seu histórico de crédito e de transações acompanha você, facilitando o acesso a produtos com taxas e condições feitas para o seu perfil. O envio dos dados acontece por APIs seguras e pode ser cancelado a qualquer momento.
O Open Banking representa uma transformação fundamental no sistema financeiro do Brasil, projetado para alcançar USD 3,655.3 milhões até 2030. Ele pode ajudar a integrar processos de pagamento e entrega, aumentando a produtividade do seu negócio de delivery.
Quando você começa a relação com um novo banco, seu histórico vai junto. Assim, o gerente pode analisar seus dados e personalizar suas condições.
Na prática, essa troca de informações entre instituições bancárias é feita a partir de APIs (Application Programming Interfaces). Por determinação do Banco Central do Brasil (BCB), você também conta com proteção da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo transparência e segurança.
E por falar em momento, por determinação do Banco Central do Brasil (BCB), que é a instituição responsável por coordenar o Open Banking, grandes bancos devem participar obrigatoriamente dessa iniciativa para oferecer mais opções a você.
Quais as vantagens de aderir ao Open Banking?
Consulte o portal oficial do Banco Central do Brasil (BCB) para mais detalhes sobre o Open Banking. Nesse ambiente, APIs (Application Programming Interfaces) permitem que você acesse opções financeiras personalizadas, seguindo todas as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
- Acesso a novos produtos financeiros pensados para seu negócio
- Rapidez e facilidade para transações e empréstimos
- Portabilidade prática sem perder histórico
Neste cenário, estudos comparativos mostram que empresas com operação 100% integrada no Open Banking têm maior competitividade.
Acesso a produtos financeiros especializados para operações de delivery, incluindo soluções de pagamento que facilitam o dia a dia do seu negócio.
Maior transparência nas taxas e condições em seus financiamentos (Circular nº 4.015/2020, Banco Central), (Relatório Febraban 2025) e (Gartner fintech trends 2024).
Autonomia completa na utilização de seus dados (Circular nº 4.015/2020, Banco Central), (Relatório Febraban 2025) e (Gartner fintech trends 2024).
Novas soluções para o sistema financeiro que podem dar um impulso em seus negócios (Circular nº 4.015/2020, Banco Central), (Relatório Febraban 2025) e (Gartner fintech trends 2024).
Agilidade em processos financeiros críticos para operações de delivery, como financiamento de expansão, garantindo rapidez e liquidez necessárias.
Portabilidade de relacionamento entre instituições: você pode levar taxas pré-combinadas entre bancos (Circular nº 4.015/2020, Banco Central), (Relatório Febraban 2025) e (Gartner fintech trends 2024).
O Open Banking já está funcionando no Brasil?
Sim. O sistema entrou em operação em 2021 e hoje as principais instituições financeiras fazem parte do programa. Você encontra a opção "Open Finance" nos aplicativos dos bancos, com 62 milhões de consentimentos ativos, para autorizar ou cancelar o compartilhamento de dados.
Seus dados estarão seguros?
Sim, todas as fases e procedimentos ao redor do projeto de Open Banking estão em alinhamento com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Resolução nº 32/2024 do Banco Central do Brasil. De acordo com fontes externas, a adoção do Open Banking pode elevar em até 20% a capacidade de crédito para pequenas e médias empresas.


.webp)
.webp)
.webp)
.webp)
.webp)
.webp)












